sexta-feira, 15 de julho de 2011

ETAPAS DE UMA EXPOSIÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS

   Mediante a nova conjuntura educacional onde expõe que o aluno seja sujeito do seu próprio aprendizado é importante perceber a dimensão do ensino nos termos da pesquisa científica com pressuposto no conhecimento e descobertas. Como bem dizia o Suíço Jean Piaget “o conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”. Hoje sabemos o quanto é importante em uma exposição de ciência os alunos apresentarem trabalhos que envolva a pesquisa, observação, investigação e análise, pois a ciências nos tempos atuais comunga com o conhecimento cientifico tecnológico. Portanto na nova nomenclatura de exposição de ciências a mesma tem que se configurar com as atividades de natureza interdisciplinar, pois a participação de trabalhos envolvendo diversas disciplinas é de suma importância tais como: Química, Física, Biologia, História, Língua portuguesa. Desta forma a exposição de ciências se classifica como uma promoção educacional e tem por objetivo desenvolver o processo de alfabetização científica, estimular o planejamento frente a projeto de pesquisa, desenvolver habilidades e competência diante dos experimentos, criar ambiente propício para o trabalho em equipe. Desta forma é importante conhecer as principais etapas que orienta e prepara uma exposição de ciência: Veja o passo a passo
1.    Escolha do tema e definição dos grupos de trabalho: Desta forma o projeto se inicia com a escolha do tema e em seguida com as discussões para formação do grupo de trabalho.
2.    Discussão dos trabalhos que serão realizados: Aqui os alunos pesquisam o tema a ser abordado e selecionar as estratégias de exposição que são as seguintes: Montagem de aparelhos, artefatos, demonstrativos, apresentação de pesquisa acadêmica relacionados às ciências, apresentação de trabalhos investigatórios se for uma situação-problema.
3.    Elaboração dos projetos de pesquisa: este de fato é orientado pelo o professor em sala de aula
4.    Desenvolvimento dos trabalhos: fica a critério do professor organizar horários para os alunos organizar e montar seus projetos de pesquisa.
5.    Montagem e apresentação da exposição: Neste caso é hora de organizar e definem os espaços onde irão ser expostos os trabalhos de pesquisa, vendo sempre o acesso, iluminação e ventilação elementos indispensável para uma boa exposição de ciências se for usar aparelhos eletrônicos é bom rever isto com antecedência, portanto nesta hora o planejamento do trabalho é peça indispensável.
6.    Avaliação do processo e dos resultados: Chegou o momento de avaliar o trabalho em conjunto tanto do professor como também dos alunos envolvidos no processo ensino aprendizagem. Neste caso pode se solicitar dos alunos relatórios sobre a exposição ou diários. Desta percebe a importância do conhecimento científico, pois hoje precisamos trabalhar com a nova tendência no ramo da ciência chamada de Revolução científica.

                                                                                                                   
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário