sábado, 6 de agosto de 2011

SUGESTÕES E ROTEIRO DE EXPERIMENTO PARA CIÊNCIAS

   
1.    Título do experimento: procure dar um título ao experimento.
2.    Questões iniciais: elaborar as questões que deve nortear toda a realização do experimento. Converse com os colegas sobre como vai ser o experimento. Em seguida devem surgir os seguintes questionamentos: o que? Quando ocorrer? Qual a função do experimento? É importante respeitar todas as opiniões dos alunos.
3.    Material necessário: Procurar listar e informar todos os materiais para a realização do experimento.
4.    Procedimento: expor o procedimento da experiência  escrita em lousa e folha de papel ofício, colocando passo a passo.
5.    Levantamento de hipóteses: Levantar as hipóteses necessárias para a realização do experimento, bem como justificar o porquê da realização do experimento e propor as verificação por parte da pesquisa.
6.    Registros de observações: Abrir um momento de discussões onde os alunos possam apresentar suas opiniões sobre as experiências observadas.
7.    Discussões de resultados: Neste momento os alunos devem comparar os experimentos e explicar as observações. Os mesmo devem analisar as principais hipóteses levantadas durante a apresentação das experiências.
8.    Texto final: Elaborar um texto em forma de relatório para explicar  todo o processo e os passo a passo das experiências realizadas. Este é o momento final do experimento e depois a apresentar as conclusões para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário